Reitor do IFSul reafirma posição contrária à transferência da reitoria

ImagemO reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Antônio Carlos Barum Brod, entregou, nesta sexta-feira (4), um documento ao deputado federal Fernando Marroni informando a impossibilidade do remanejo da reitoria do IFSul à capital. Segundo Brod, a estrutura já consolidada há décadas na cidade e a grande repercussão desfavorável já seriam suficientes.

O documento, elaborado em acordo com os três reitores do Rio Grande do Sul (RS) e com os 31 diretores-gerais dos campi do estado, será enviado para o Ministério da Educação (MEC) como uma forma de contraproposta. Marroni será o responsável por este encaminhamento, trabalhando junto à base governista, em Brasília, para suprimir a emenda nº 03 do PL 2134, a qual trata da transferência da reitoria do IFSul para Porto Alegre.

Para os reitores dos três institutos, existe realmente a necessidade de a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica ser representada na capital. Durante os 101 anos de existência desta Rede, o Rio Grande do Sul continua sendo o único estado da Federação que não possui tal representatividade. A proposta é que seja instalada, estrategicamente,  uma Secretaria de Relações Institucionais dos três institutos federais gaúchos, facilitando o acesso dos campi situados na Região Metropolitana, sem contudo desmobilizar de Pelotas a estrutura política e administrativa da reitoria.

Última atualização (Sáb, 05 de Novembro de 2011 10:02)