Ranking inédito coloca IFSul entre as dez melhores instituições do País

ImagemO Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) está entre as dez melhores instituições de ensino do País segundo ranking inédito divulgado pela revista Veja, de 9 de novembro de 2011, na matéria intitulada “Na rota da excelência”. Coordenada pelo economista e articulista Cláudio de Moura Castro, a análise pretende mostrar o retrato mais fiel do desempenho em sala de aula e tem como base o produto da média aritmética de todas as notas alcançadas pelos alunos de uma mesma instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Entre as públicas, o instituto federal ocupa a primeira colocação.

O estudo revela que escolas menores, mais especializadas, aparecem até mesmo na frente de instituições federais de renome. No Rio Grande do Sul, somente duas instituições aparecem no ranking das dez melhores: o IFSul, que mantém reitoria em Pelotas, e a Faculdade Palotina (Fapas), de Santa Maria.

“O ranking mostra que instituições mais afastadas dos grandes centros também vêm se destacando e mostrando o seu potencial. No caso do IFSul, estamos ratificando nossa condição de referência, conforme a matéria publicada pela Veja”, avalia o reitor Antônio Carlos Barum Brod.

Para ele, os resultados positivos são atribuídos ao excelente desempenho dos próprios campi que integram o IFSul, independentemente de estarem ou não localizados em um grande centro. O dirigente lembra ainda que o IFSul, por dois anos consecutivos (2008 e 2009), foi destaque nacional conforme o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Imagem“Os resultados ratificam a preocupação da nossa gestão com a qualidade do ensino. Além do crescimento físico e das propostas pedagógicas, investimos muito em infraestrutura e na consolidação de uma política de incentivo à qualificação de docentes e técnico-administrativos, fatores que refletem diretamente na sala de aula”, ressalta Brod.

Última atualização (Qua, 09 de Novembro de 2011 10:49)