Vestibular de Verão/2012: Engenharia Mecânica lidera ranking dos mais concorridos

ImagemOs dois primeiros finais de semana de dezembro serão muito importantes para uma multidão de candidatos que almeja ingressar no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). No total, 9.150 pessoas se inscreveram para o vestibular de Verão/2012 e vão disputar 2.205 vagas divididas em 55 cursos, nos nove campi da instituição.

O mais concorrido é a Engenharia Mecânica (noturno) do campus Sapucaia do Sul. Serão 497 vestibulandos disputando as 20 vagas oferecidas pela escola, o que representa 24,85 candidatos por vaga.

Engenharia Elétrica (noite) do campus Pelotas, com 12,86 candidatos por vaga, ocupa a segunda posição no ranking dos mais disputados. Em terceiro lugar está o técnico integrado em Informática (manhã), também do campus Sapucaia do Sul, com 11,95 candidatos por vaga.

De acordo com a coordenadora do processo seletivo do campus Sapucaia do Sul, Maria de Fátima Silveira Medeiros, a procura pela Engenharia Mecânica tem sido muito grande desde que o curso teve início, no primeiro semestre do ano passado. Os candidatos são de várias partes do Estado. “Temos recebido alunos de cidades distantes, tais como Vacaria, Ijuí, Santo Antônio da Patrulha, Piratini, Porto Xavier, entre outras localidades”, explica.

Na avaliação do coordenador do curso, Eduardo Cristiano Milke, as principais razões que levam a essa procura são: o reconhecimento por parte dos estudantes da qualidade de ensino oferecida pelo IFSul; a localização do campus (na região metropolitana); a gratuidade  e o horário do curso, que é noturno.

“As engenharias estão em ‘alta’ neste momento no País, principalmente a Engenharia Mecânica, onde há grandes ofertas de emprego”, destaca.

As provas do vestibular de Verão/2012 serão aplicadas, simultaneamente, nos nove campi do IFSul: Pelotas (Praça Vinte de Setembro, 455), Pelotas-Visconde da Graça (antigo CAVG), Camaquã, Sapucaia do Sul, Charqueadas, Passo Fundo, Bagé, Santana do Livramento e Venâncio Aires. Confira abaixo:

Datas de prova:

Superior:

04/12/2011, em dois turnos:

Manhã: das 9h às 13h

Tarde: das 16h às 19h

Técnico (Concomitante e Subsequente):

11/12/2011, das 9h às 12h

Técnico Integrado:

11/12/2011, das 16h às 19h

Última atualização (Sex, 18 de Novembro de 2011 14:13)