IFSul se destaca novamente em avaliação do Ensino Superior divulgada pelo MEC

ImagemJá está virando tradição. Depois de figurar entre as dez melhores instituições de Ensino Superior do País segundo ranking inédito divulgado pela revista Veja, o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) voltou a ocupar posição de destaque. Desta vez, na avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC) envolvendo 2.176 instituições de todo o Brasil.

O resultado foi divulgado na quinta-feira (17) e tem como base a análise das condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Com Índice Geral de Cursos (IGC) de 3,51 e faixa 4 – a mais alta é a 5 –, o IFSul aparece na segunda posição entre as escolas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Em todo o País, o instituto é o 32º colocado no grupo Universidades.

“Mais uma vez, os resultados ratificam a preocupação da nossa gestão com a qualidade do ensino. Para tanto, investimos fortemente na capacitação de docentes e técnico-administrativos, num total de R$750 mil só este ano, desde o aperfeiçoamento em áreas específicas de atuação desses profissionais a cursos de pós-graduação. Esse é um fator extremamente importante para a obtenção desses indicadores”, ressalta o reitor do IFSul, Antônio Carlos Barum Brod.

Brod lembra que o instituto se destacou nos últimos dois IGCs (2008 e 2009). No de 2008, inclusive, os cursos superiores de Tecnologia em Saneamento Ambiental (campus Pelotas) e em Gestão da Produção Industrial (campus Sapucaia do Sul) também conquistavam pela primeira vez o posto de melhores do País.

No resultado divulgado na quinta-feira (17), o curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, do campus Pelotas, é um dos mais bem avaliados do Brasil, com Conceito Preliminar de Curso (CPC) 3,17. No total, 4.143 cursos superiores foram avaliados pelo MEC. Cada um recebeu um CPC com notas de 1 a 5 pontos.

Última atualização (Dom, 20 de Novembro de 2011 17:04)