Interatividade: IFSul aposta nas redes sociais para conquistar comunidade virtual

ImagemAs redes sociais caíram no gosto das instituições de ensino que integram a Rede Federal de Educação Tecnológica. Seja para divulgação ou aproximação com o público, os institutos federais têm utilizado com frequência sites como Orkut, Twitter, Facebook, entre outros. O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) também aderiu a esta tendência. Com números em constante crescimento, os perfis da instituição estão ganhando em alcance e visibilidade, abrindo cada vez mais espaço para a interação com os alunos e a comunidade virtual.

Para o jornalista Alexandre Abreu, chefe de Redação da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), a presença do IFSul nessas redes permite um maior contato com os estudantes e ajuda na divulgação do instituto. "O ingresso nas redes sociais é uma realidade e uma necessidade, já que precisamos acompanhar as novas tendências e estar mais próximo dos nossos alunos. Além disso, é uma forma alternativa de divulgar a instituição, para que outras pessoas possam conhecer mais sobre nossa estrutura e os cursos que oferecemos nos nove campi espalhados pelo Rio Grande do Sul", ressalta.

Amanda Cruz dos Santos, 17 anos, estudante do curso de Química do campus Pelotas, vê a presença do IFSul nestes sites como auxílio aos alunos que desejam saber mais sobre o que acontece no instituto. "Certamente, isso facilita a vida dos alunos, já que a maioria possui perfis, fazendo com que as informações cheguem mais rápido, como eventos da instituição e publicação das atividades feitas pelos estudantes", afirma. Como está sempre conectada em alguma rede social, a estudante acredita que por meio do Facebook e do Twitter do IFSul, consegue saber com maior rapidez o que acontece em seu campus.

As redes sociais ajudam também ex-alunos que não querem perder o contato com o instituto. É o caso de Camila Prestes Hornke, ex-aluna que segue os perfis do IFSul desde que criou suas contas. Segundo ela, a aproximação com a comunidade é um diferencial das redes. "A principal vantagem para a instituição é a proximidade do público, além de poder postar informações de interesse e atualizar a comunidade escolar", diz.

Camila lembra ainda que a sua história como aluna fez com que ela não perdesse o contato com o instituto . "O que me motiva a seguir os perfis do IFSul é o carinho que tenho pela minha ex-escola e a necessidade de estar informada sobre o que acontece nela, mesmo após minha saída", conta.

Fique por dentro do que acontece no IFSul:

Orkut - IFSul Oficial

Twitter - @IFSul_oficial

Facebook - Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - Oficial

Última atualização (Qui, 24 de Novembro de 2011 12:01)