IFSul participa da elaboração das diretrizes curriculares para a educação especial inclusiva

ImagemA titular da Diretoria de Ações Inclusivas (Dirai), Gisela Loureiro Duarte, e a coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus Charqueadas, Andréa Colares, representaram o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul ) na elaboração do documento  que irá coordenar as ações inclusivas das pessoas com necessidade específicas na Rede Federal.

Os participantes, juntamente com o Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES) e Instituto Benjamin Constant (IBC), construíram um documento orientador das diretrizes, que servirá de referencial para que a rede federal possa direcionar suas estratégias de ação, cumprindo o processo de inclusão da pessoa com necessidades específicas.

Na abertura do encontro, o titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Eliezer Pacheco, reafirmou a importância da implementação de projetos sociais que permitam a inclusão de pessoas com necessidades específicas e a responsabilidade dos Napnes de cada campus, para que as escolas estejam abertas a sociedade, promovendo estratégias de acesso e garantindo a inclusão.

Foi apresentado o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, lançado dia 17 de novembro pela presidente Dilma Rousseff. Com o Viver Sem Limite, o governo pretende promover a inclusão social e a autonomia da pessoa com deficiência, eliminando barreiras e permitindo o acesso a bens e serviços.

Outro assunto debatido foi o Projeto de Lei 2134, que cria 1800 cargos de tradutor e intérprete de Libras, 400 de revisores e 400 transcritores de Braille, possibilitando o atendimento aos alunos e servidores surdos e cegos. A proposta de inclusão também foi ratificada pelo governo federal, que pretende destinar 50% das vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Trabalho (Pronatec) ao atendimento de pessoas com necessidades educacionais específicas.

Em fevereiro de 2012, será realizada uma nova reunião para consolidar o documento que irá coordenar as ações inclusivas das pessoas com necessidade específicas na Rede Federal e apresentá-lo ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Última atualização (Seg, 28 de Novembro de 2011 14:27)