IFSul é destaque nos Jogos Estaduais dos Institutos Federais

ImagemNem mesmo as seis horas de viagem até Júlio de Castilhos, na região Central do Estado, foram suficientes para conter o ânimo dos atletas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). E o resultado de tamanha motivação não poderia ser outro. Com um desempenho acima da média, a instituição de ensino venceu seis das oito modalidades disputadas nos Jogos Estaduais dos Institutos Federais, realizados nos dias 25 e 26 de novembro, e agora encara equipes do Paraná e de Santa Catarina nos Jogos Regionais Sul-Brasileiros, marcados para 2012.

O IFSul foi aos Jogos Estaduais com uma delegação formada por cem alunos e dez professores. Com mais de 80% dos atletas, o campus Pelotas fez jus ao seu potencial numérico e acabou conquistando o primeiro lugar no basquete (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), futebol de campo (masculino), vôlei de quadra (masculino), xadrez (feminino) e em duas provas femininas - 800 metros e 1.500 metros - do atletismo. Também ficou com o segundo e terceiros lugares no xadrez (feminino) e vice no vôlei de quadra (feminino) e no de areia (masculino).

Já os outros dois campi do IFSul que fizeram parte da delegação, Pelotas-Visconde da Graça e Venâncio Aires,  conquistaram o segundo lugar  no futsal masculino e terceiro no feminino, respectivamente.

“Participar de eventos como esse serve de incentivo a atletas e professores nos seus treinamentos diários, tornando possível a manutenção e a renovação das equipes. São visíveis o entusiasmo e a motivação dos alunos-atletas para continuar e melhorar suas equipes a cada participação”, avaliou o professor João Manoel da Cruz, coordenador das equipes desportivas do IFSul nos Jogos Estaduais.

ImagemCruz fez questão de ressaltar que apoio da reitoria e da direção-geral dos campi é um fator diferencial para o bom desempenho das equipes. O professor elogiou também o Instituto Federal Farroupilha e o campus Júlio de Castilhos, anfitriões dos Jogos Estaduais.

“A reitoria do Instituto Federal Farroupilha, a comunidade escolar do campus Julio de Castilhos e as autoridades municipais foram excepcionais na recepção das delegações. Um agradecimento especial também à comissão organizadora, que providenciou todos os detalhes para que o evento acontecesse”, disse.

Durante os dois dias de competição, os atletas do IFSul ficaram alojados no Sindicato Rural e no Ginásio Municipal de Júlio de Castilhos.

Última atualização (Qui, 01 de Dezembro de 2011 18:17)