Ex-alunos da antiga ETP celebram 45 anos de formatura

ImagemNa década de 60, eles eram jovens cheios de sonhos e prontos para encarar os obstáculos e vencer na vida.  Hoje, se tornaram senhores sessentões e setentões, mas com o mesmo brilho de antes nos olhos e orgulhosos por terem conquistado o sucesso profissional e pessoal. Parte desta história digna de livro foi revivida na sexta-feira (2), durante o encontro que reuniu alunos e professores da turma de 1966, dos cursos de Eletrotécnica, Eletrônica e Mecânica, da Escola Técnica de Pelotas (ETP) – hoje Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

Os organizadores do evento conseguiram localizar 35 alunos e alguns professores (todos com mais de 80 anos) daquela época.  O engenheiro aposentado Olnei de Oliveira foi o responsável pela tarefa. Por telefone, e-mail e até carta, reuniu parte do grupo de colegas para celebrar os 45 anos de formatura.

“Não dá para descrever um momento como esse. É muita emoção rever colegas que sorriram, brincaram e choraram junto com você. Agradeço a Deus por estar vivo e poder compartilhar desta felicidade”, disse Oliveira, com os olhos marejados.

Para Gilfredo Renck, professor mais antigo ainda em atividade na escola e um dos integrantes daquela turma, o evento é uma forma de reverenciar a antiga ETP e deixar ainda mais viva as memórias vividas na instituição de ensino.

“Esse é o terceiro encontro que realizamos. Antes, fizemos outros dois para comemorar os 15 e os 25 anos de formatura da turma”, ressaltou Renck.

A programação oficial dos 45 anos contou com culto ecumênico, almoço festivo e visitação às dependências da antiga ETP, hoje campus Pelotas do IFSul.

ImagemUm dos momentos mais emocionantes foi o chamado “abraço da paz”, que aproximou colegas que não se viam há décadas. Choro e gargalhadas num só som, regido pela alegria do reencontro.

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFSul, Janete Otte, representando o reitor Antônio Carlos Barum Brod; e o diretor-geral do campus Pelotas, José Carlos  Pereira Nogueira, prestigiaram o evento. Eles também participaram do abraço coletivo e posaram para fotos ao lado de um dos ex-diretores da ETP, João Augusto de Moraes, atualmente com 93 anos.

Última atualização (Sex, 09 de Dezembro de 2011 11:52)