Delegação do IFSul dá início às atividades previstas em acordo de cooperação com a França

ImagemProfessores e alunos, dos campi Pelotas e Charqueadas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), que estão na França, deram início, nesta segunda-feira (5), a extensa agenda de trabalho prevista pelo acordo de cooperação técnica assinado entre os governos brasileiro e francês. Até o dia 15, em Le Mans, o grupo dará continuidade aos projetos desenvolvidos em conjunto com o Liceu Touchard-Washington na área de Eletrônica.

A delegação do IFSul estará focada em três projetos: o robô didático industrial, o sistema de meteorologia e o protótipo de um carro elétrico. Esses trabalhos, inclusive, foram apresentados durante o 1° Seminário de Educação Profissional e Tecnológica Brasil-França, realizado em outubro, em Pelotas.

“Será um momento para a troca de informações e ajustes nos projetos em andamento”, disse o professor do IFSul e coordenador nacional do intercâmbio Brasil-França na área de eletrônica, Edgar Mattarredona.

O encerramento ocorrerá no Centre International d´Études Pédagogiques (CIEP), em Paris, onde serão apresentados os resultados e uma avaliação de todo o trabalho realizado até o momento. A atividade contará ainda com a presença das delegações dos institutos federais Rio Grande do Norte (IFRN) e Minas Gerais (IFMG), que também integram a missão e trabalham em parceria com outros dois liceus franceses.

Durante a estada na França, Mattarredona adiantou que viajará até a cidade de Nimes para visitar o Liceu Mistral e prospectar projetos na área de energias renováveis (solar e eólica) para serem desenvolvidos a partir do ano que vem.

ImagemPara o reitor Antônio Carlos Barum Brod, que reuniu parte do grupo antes da viagem, disse que o intercâmbio e o desenvolvimento de projetos com os franceses vão trazer ainda mais maturidade aos alunos participantes e promover o fortalecimento da educação profissional e tecnológica.

O dirigente fez questão de destacar os esforços de outros setores sistêmicos, como a Pró-reitoria de Administração e de Planejamento (Proap) e a Diretoria de Gestão de Assistência Estudantil (Digae), para viabilizar a mobilidade de professores e estudantes à França. No encontro com o reitor, os alunos receberam moletons personalizados com o logo do IFSul (foto), uniforme que será utilizado até o dia 15.

Capacitação

Para representar bem o IFSul na França, alunos e professores frequentaram aulas de Francês e de cultura geral, ministradas pela professora  e intercambista Amelie Le Gall La Salle, da Université de Grenoble 3, que ficará em Pelotas até maio do ano que vem.

A capacitação, destaca o reitor Antônio Carlos Barum Brod, é mais um diferencial proporcionado pelo instituto federal para garantir a qualidade da participação dos gaúchos no acordo de cooperação entre Brasil e França.

Última atualização (Ter, 06 de Dezembro de 2011 13:04)