Alunas do campus Camaquã conquistam 1º lugar em congresso de iniciação científica

ImagemAs estudantes do curso técnico em Controle Ambiental do campus Camaquã do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Lauriélle Barbosa e Juliana Kazanowski, receberam, no dia 23 de novembro, o Prêmio Jovem Pesquisador, após conquistarem o primeiro lugar no eixo Ciências Exatas e da Terra, no XX Congresso de Iniciação Científica e III Mostra Científica realizado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o trabalho “Produção de Velas Reutilizando Óleo de Cozinha”.

Orientado pelos professores Fabrício André Dutra e Natalí Cardoso, o projeto já foi apresentado em dois eventos da instituição, a V Mostra de Ciências e Tecnologia(s) (Mocitec), do campus Charqueadas; e a I Feira de Tecnologia e II Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces, do campus Camaquã. As alunas participaram ainda do Salão Jovem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.

Dutra conta que a produção das velas artesanais foi uma continuação do trabalho desenvolvido pelas alunas, no qual foi produzido sabão a partir do óleo residual.  A ideia inicial, explica o professor, era a produção de sabonetes e detergente. No entanto, as estudantes foram orientadas a desenvolver um produto que não causasse problemas na pele, o que deu origem às velas.

"Este projeto foi abraçado pelo grupo e desenvolvido com muito empenho e dedicação das alunas. Nós, orientadores, estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos. Com a experiência adquirida e a premiação no salão da UFPel, as estudantes estão ainda mais motivadas para a realização de novos projetos", comemora.