Home separador PROBIC/FAPERGS

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC/FAPERGS

A formulação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PROBIC/FAPERGS visa promover e despertar o interesse de estudantes de graduação pelas atividades de pesquisa, nas diversas áreas do conhecimento e especialidades, incentivar o pensamento científico e facilitar a interação entre os pesquisadores com estudantes interessados na carreira de pesquisador. O PROBIC constitui-se no financiamento de bolsas de iniciação científica com recursos da FAPERGS.

Constituem-se como objetivos do PROBIC:

I - Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.

II- Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.

III- Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação.

IV- Estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação.

V- Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.

VI- Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.

VII- Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural.

VIII- Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.