Home separador Relatos de atividades

Relatos de Atividades - PIBID

4ª Semana Internacional de Arte-Educação em Pedro Osório

ImagemA atividade foi desenvolvida no mês de maio na 4ª Semana Internacional de Arte-Educação na cidade de Pedro Osório. O evento é uma chamada pública da Unesco e tem por objetivo realizar atividades alusivas a arte e a educação. Nessa semana muitas cidades do mundo todo realizavam atividades de teatro, música, lazer e incentivam as crianças e jovens a valorizar a educação em qualquer disciplina ou temática.

O subprojeto Ciências Biológicas do Pibid/IFSul levou uma atividade relacionada a educação ambiental com o objetivo de despertar a curiosidade das crianças do 4º ano de uma escola local. Foi entregue a eles uma lupa e pedido que observassem o ambiente e depois representassem, através de desenhos o que haviam visto tanto no chão como ao ser redor. Concomitantemente o respeito ao meio ambiente e temas relacionados foram abordados.

Os desenhos dos alunos ficaram lindos, segundo os alunos bolsistas do PIBID.

A atividade foi realizada na praça do centro da cidade.

Alunos envolvidos: Thiago Abreu, Guilherme Damasceno, Helen Aguiar e Tatiane Bialves.

Introdução da experimentação de termodinâmica no ensino médio

Por: Elias G. N. Zanatto – 7º semestre Licenciatura em Física  Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, campus Pelotas-Visconde da Graça; e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Este trabalho foi desenvolvido através da parceria estabelecida entre o programa PIBID – CaVG, IFSUL, e o Colégio Municipal Pelotense,  voltado aos alunos do primeiro ano do ensino Médio. A atividade foi coordenada pelo Prof. Daniel Souza Cardoso, juntamente com a Prof.ª Ana Cunha demandante da atividade. Buscou-se consolidar habilidades, de forma a complementar as competências construídas em sala de aula sobre dilatação térmica. Assim os discentes tiveram a possibilidade de visualizar o conteúdo contextualizado em aula, de forma experimental. Os educandos ficaram deslumbrados com a materialização dos fenômenos outrora trabalhos na disciplina contribuindo para o processo de aprendizagem.

Intervenção dos alunos do PIBID – Biologia na semana de aniversário da Escola Deogar Soares. Tema das atividades desenvolvidas: Meio Ambiente

Professores responsáveis: Rosiane Aguiar (IFSul), Tângela Perleberg (IFSul), mas  todos os professores da Escola Deogar Soares participaram da atividade.

ImagemOs alunos do PIBID também participaram, como avaliadores, da primeira Feira de Ciências da Escola Deogar Soares. A atividade ocorreu dia 15/07 e foi pontual devido ao aniversário da escola.

Deogar é uma das escolas publicas conveniadas ao Pibid/IFSul, na qual já desenvolvemos atividades regulares do subprojeto de Ciências Biológicas. Além da Deogar o Colégio Municipal Pelotense também é conveniado e estaremos a partir do próximo mês trabalhando também com a Escola Estadual Osmar da Rocha Grafulha (CIEP) e o Instituto de Educação Assis Brasil.

Última atualização (Qui, 13 de Agosto de 2015 11:51)