Aberta oficialmente a Mostra de Produção do IFSul

Evento reúne cerca de 320 trabalhos desenvolvidos por alunos de diferentes campi do instituto

30/11/2015

ImagemApós um dia intenso de atividades, com três eventos acontecendo simultaneamente, a Mostra de Produção do IFSul foi aberta oficialmente no final da tarde desta segunda-feira (30), no campus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG). A cerimônia formal deu início à 8ª Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC), à 4ª Mostra de Extensão e Cultura e ao 1º Encontro de Cultura da instituição, que seguem até quarta-feira (2).

Por meio do relato de uma breve lenda, o reitor Marcelo Bender convidou o público presente a pensar sobre o papel ético de cada um no desenvolvimento da ciência. “Quando pensamos em educação, devemos nos perguntar para que serve nossa produção: que cidadãos estamos formando e a quem estamos servindo?”, destacou o dirigente, pontuando a necessidade de desenvolver projetos alinhados a uma perspectiva formativa voltada para o desenvolvimento social. Em seu discurso, Bender também ressaltou a grandiosidade da Mostra e falou sobre os esforços do instituto para colocá-la na agenda de eventos do IFSul.

ImagemAlém de citar os esforços de servidores e dirigentes para a realização do evento, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Manoel José Porto Júnior, chamou a atenção dos presentes para as atividades artísticas e culturais que integram a programação e para as apresentações dos projetos desenvolvidos pelos alunos. “Aproveitem este espaço para o crescimento pessoal de vocês e para a troca de experiências”, convidou o dirigente.

A realização de minicursos e palestra durante a programação foi destacada pelo pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Marcos André Betemps Vaz da Silva, como um comprometimento da organização em proporcionar uma parte formativa aos estudantes paralelamente às apresentações de trabalhos: “com este evento, vemos que a pesquisa e a extensão estão fazendo parte do processo de formação dos nossos estudantes, e o papel das pró-reitorias é justamente fomentar essas iniciativas”.

Como anfitrião do evento, o diretor do CaVG, Álvaro Nebel, retomou brevemente os 92 anos de história do campus e deu as boas-vindas aos participantes. O diretor também destacou que sediar um evento deste porte é um desafio para qualquer unidade, mas que foi aceita com entusiasmo e compromisso pela comunidade do campus.

Palco das Artes abre programação cultural da Mostra de Produção

ImagemCom dez apresentações artísticas e culturais inscritas, o Palco das Artes teve início logo após a abertura oficial do evento. Integram a programação da atividade apresentações de música, teatro, performance, literatura e dança.

Na primeira noite da programação, quem abriu os trabalhos foi o coral juvenil do campus Sapucaia do Sul. Os 20 alunos interpretaram um repertório formado por composições próprias e releituras de obras conhecidas do público. De acordo com a técnica responsável pelo projeto, Marlise Vitcel, os estudantes, que já participaram de apresentações em diversos lugares, vieram entusiasmados para o evento: “eles ensaiaram cerca de um mês para a apresentação e trouxeram músicas pensadas para este momento”. Marlise relembra ainda que o projeto é significativo para o campus, envolvendo cerca de 30 participantes e sendo uma das ações previstas no IFSul pelo programa Mais Cultura, edital do Governo Federal para o fomento de atividades artísticas e culturais nas instituições federais de ensino superior contempladas no plano.

Saiba Mais

Cerca de 320 projetos desenvolvidos por estudantes oriundos de diferentes campi do IFSul integram a programação, que conta também com minicursos, palestras, seminários, mesas de troca de experiências, fóruns de cultura, exposição fotográfica e performance de moda e arte. Os horários e locais de cada atividade podem ser conferidos no site do evento.