Último módulo de curso para gestores dos IFs acontece nesta terça (1º) e quarta-feira (2) na Reitoria do Instituto Federal Farroupilha

Reitora do IF Farroupilha fez a abertura do terceiro módulo do curso

1º/12/2015

ImagemEntre esta terça (1º), e quarta-feira (2), está sendo realizado o terceiro e último módulo do curso de formação continuada em Administração Pública Federal ofertado pelo Instituto Gaúcho de Educação e Administração Pública (Igeap), na Reitoria do Instituto Federal Farroupilha, em Santa Maria. O curso conta com a participação de 45 gestores dos três Institutos Federais do estado - Sul-rio-grandense (IFSul), Rio Grande do Sul (IFRS) e Farroupilha.

Na abertura da capacitação, a reitora do Instituto Federal Farroupilha aproveitou para falar do principal propósito do Igeap, instituição formada pelos três IFs do Rio Grande do Sul em agosto deste ano, que é ter uma escola de governo para atender às demandas de capacitação do serviço público.

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional também destacou a proposta inovadora do Igeap, iniciada neste ano apesar das restrições financeiras enfrentadas pelos órgãos federais. Além disso, Nídia Heringer informou que, ao final deste módulo, os gestores participantes serão ouvidos para a elaboração das próximas capacitações. "A partir das expectativas, sugestões e frustrações de vocês neste primeiro curso, faremos nosso planejamento estratégico para o ano que vem".

O tema das aulas de hoje e amanhã é "Sistemas Governamentais", as quais serão ministradas pelo pró-reitor de Administração, Vanderlei Petternon, e pela a Diretora de Administração, Orçamento e Finanças, Denize Maria Sott. Nesta manhã (1°/12), a capacitação foi iniciada por Pettenon, que apresentou o conteúdo programático acerca dos principais sistemas de governo (SCDP, SIAFI, SIASG, Comprasnet,Simec, Tesouro Gerencial, etc.).

"A lógica do curso é contribuir para a formação de gestores que fazem a operacionalização desses sistemas. Não no sentido de aprender tarefas específicas, mas como cada um deles pode servir como ferramenta de gestão e informação para a tomada de decisões", destacou o pró-reitor, que propôs aos participantes a discussão sobre os sistemas que eles mais utilizam no dia a dia.

O curso

O curso de formação continuada em Administração Pública Federal foi realizado em três etapas, com 32 horas de atividades propostas a distância e três encontros presenciais de 16 horas. Os primeiros módulos presenciais do curso ocorreram nas cidades de Porto Alegre e Pelotas.

Próxima edição

Em 2016, serão abertos novos editais para alunos e ministrantes presenciais e a distância. A previsão é de que os documentos estejam disponíveis na página do Igeap a partir de fevereiro. O próximo curso terá como pauta o planejamento estratégico e a gestão de pessoas para gestores. As atividades devem começar em março do próximo ano.

Sobre o Igeap

A consolidação do Igeap foi viabilizada por meio de protocolo de intenção de cooperação técnica entre os três institutos federais gaúchos assinado em agosto deste ano. Além de proporcionar capacitação aos servidores dos IFs, o Igeap também ofertará cursos a servidores de outras instituições públicas das esferas municipal, estadual e federal. Para isso, a entidade promoverá cursos ligados à gestão e atividades de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Instituto Federal Farroupilha

Última atualização (Ter, 01 de Dezembro de 2015 17:15)