Propriedade intelectual e tecnologias assistivas em pauta na Mostra de Produção

Minicurso e seminário sobre os temas integraram programação da manhã

02/12/2015

ImagemCom o intuito de incentivar os estudantes do IFSul a qualificarem as suas pesquisas, o minicurso Propriedade Intelectual buscou conscientizar os participantes sobre a importância do uso de patentes para a qualificação de projetos de pesquisa e inovação. O curso, ocorrido na manhã desta quarta-feira (2), contou com a presença do coordenador de pesquisa e inovação, Marcos Antonio Anciuti, e do coordenador de inovação tecnológica, Alisson Ferreira, vinculados à Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propesp). Juntos, eles falaram sobre a relação entre a inovação tecnológica e a utilização de patentes.

Para Marcos Anciuti, quando o estudante procura, durante o desenvolvimento do seu projeto, outras pesquisas já patenteadas, ele está aperfeiçoando a própria pesquisa. “Quando você busca o que já existe no estado da arte, você qualifica o seu projeto. Assim, você não está fazendo algo que já foi desenvolvido”, afirma.

Ferreira completa dizendo que os estudantes devem buscar pesquisar a questão da propriedade intelectual nos bancos de patentes, principalmente quando eles desenvolvem algum projeto de pesquisa.

ImagemEm seguida, o miniauditório recebeu o seminário sobre Tecnologias Assistivas. O encontro foi conduzido pela chefe do Departamento de Ações Inclusivas, Andreia Colares, vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex), e pelo professor Márcio Bender.

Possibilitar a troca de experiências e conhecimento sobre tecnologias assistivas foi o objetivo central do seminário. Além disso, os projetos desenvolvidos nos campi do IFSul foram cadastrados em um banco de dados com a finalidade de criar um trabalho interdisciplinar em rede.

Durante sua fala, Bender explicou o projeto dos óculos mouse, que é pioneiro nas atividades de tecnologias assistivas desenvolvidas no instituto. Logo depois, os alunos e professores criaram um debate em que apresentaram seus projetos e suas perspectivas.

De acordo com Andreia, esse foi apenas o pontapé inicial. A intenção é que a partir desse seminário outros encontros sejam marcados para fomentar as discussões e ampliar os projetos e as contribuições de cada área nas tecnologias assistivas.