4ª Mostrarob acontece segunda e terça no campus Pelotas

Este ano o evento contará também com representantes de outros campi e instituições

04/12/2015

ImagemA 4ª Mostra de Robótica, Ciência e Tecnologia do IFSul – Campus Pelotas, a MOSTRAROB, ocorrerá nos dias 7 e 8 de dezembro e promete integrar ainda mais os cursos participantes e outros Campi do instituto.

A nova edição da MOSTRAROB, que acontece anualmente, traz novidades e busca reunir o máximo de instituições interessadas em apresentar trabalhos ou competir na mostra. Este ano, além do Campus Pelotas, o evento receberá representantes de Camaquã, Charqueadas, Santana do Livramento, Venâncio Aires, Sapucaia do Sul e também do Colégio Gonzaga e SESI, ambos de Pelotas. É um crescimento considerável em relação a 2014, que também trouxe diversos participantes.

Até o momento, cerca de sessenta grupos já se inscreveram, e a expectativa é que mais pessoas se interessem pelo evento. Para Thales Ferreira, aluno de Engenharia Elétrica e um dos organizadores da mostra, a integração entre cursos de dentro e fora doCampus é o elemento mais importante. Ferreira também salienta que o evento é organizado por e para vários cursos, e não para uma ou duas áreas de ensino.

Além da competição

Ainda que a conte com competições e avaliações, a mostra vai além. A ideia é que projetistas e apaixonados por robótica possam interagir, trocar experiências, expor seus trabalhos e relacionar o que é feito dentro e fora de seu ambiente acadêmico. Ferreira ressalta a importância de se colocar em prática os estudos vistos em aula. Para ele, o aprendizado se intensifica quando a teoria é praticada e comparada a outros trabalhos.

Além da Mostra de Ciência e Tecnologia, categoria criada para receber representantes de diversas áreas tecnológicas, o evento ainda conta com três provas diferentes na Mostra de Robótica. A competição inclui uma prova conhecida como “sensor de obstáculos”, outra chamada “seguidor de linha” e a novidade que é a “rally”. Na primeira, os robôs deverão evitar colisões em obstáculos dispostos em uma pista. Já a prova “seguidor de linha”, como o nome sugere, contará com robôs com sensores que devem seguir uma linha desenhada em uma pista. A novidade, porém, é o “rally”. Nesta prova, os protótipos desenvolvidos devem percorrer uma pista em uma espécie de corrida. Vence a disputa a equipe/robô que tiver a melhor média de tempo.

Os organizadores já pensam na edição do ano que vem e a ideia é criar novas categorias para englobar mais cursos, não limitando a mostra em determinados tipos de competição e apresentação de trabalhos. A página do evento, com mais informações, pode ser encontrada aqui.

Última atualização (Sex, 04 de Dezembro de 2015 19:19)