Formatura marca conclusão de curso da primeira turma do campus Lajeado

Formandos foram do curso técnico subsequente em administração

28/12/2015

ImagemO momento da formatura de alunos já é, por si só, uma ocasião especial dentro de um campus. Quando se trata da formatura da primeira turma da unidade, a solenidade ganha ainda mais significado. No campus Lajeado, esse momento marcante na história da unidade aconteceu no dia 18 de dezembro, no Sesi Lajeado, com a entrega dos certificados de conclusão de curso aos 18 alunos do técnico subsequente em administração.

A formatura dessa primeira turma, de acordo com o diretor Luis Afonso Tavares Alves da Fonseca, é muito significativa, pois representa a consolidação da implantação definitiva do campus no município numa perspectiva de continuidade e crescimento a partir da manutenção deste e da criação de novos cursos. Entre os objetivos do primeiro curso oferecido estão proporcionar uma formação atenta às necessidades da sociedade e formar profissionais com perfil criativo, empreendedor, proativo e competente.

ImagemRelembrando os primeiros passos do campus que culminaram na formatura dessa turma, o diretor destaca o envolvimento da comunidade interna e externa para que esse momento se tornasse realidade. “Conseguimos realizar a formatura da primeira turma de alunos do curso técnico em administração graças à colaboração do município na cedência do espaço para que essa implantação se tornasse realidade e ao comprometimento dos nossos servidores”, frisou Luis Afonso. Segundo ele, a presença do campus na cidade, por ser a única instituição federal na região a ofertar um curso técnico de nível médio na área, gratuito e de qualidade, tem mostrado resultados bastante satisfatórios, tendo em vista a procura por parte das empresas e também dos alunos para a realização de estágios.

Na solenidade de formatura, o paraninfo escolhido pela turma foi o professor Péricles Purper Thiele. Já os professores homenageados foram Malcus Cassiano Kuhn, João Henrique da Rosa e Cíntia Agostini. Além do diretor e dos professores citados, compuseram a mesa de honra a chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Cláudia Redecker Schwabe, e a coordenadora do curso, Claire Gomes dos Santos.

Campus Lajeado

ImagemIntegrante da terceira fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o campus Lajeado teve seu funcionamento autorizado em 7 de outubro de 2013. As atividades do campus começaram em junho de 2014, provisoriamente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Campestre, onde permanece até a conclusão da obra do prédio definitivo. O primeiro período letivo teve início em 11 de agosto de 2014, com o curso técnico em administração. A previsão de oferta dos próximos cursos, seguindo os critérios de implantação definidos nas audiências públicas e a observância do Planejamento da Oferta de Vagas (POV), pode ser conferida no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSul.