Campus Sapucaia do Sul comemora 15 anos e resgata história de sucesso

SapucaiaEm menos de uma semana, o campus Sapucaia do Sul mostrou à comunidade parte de sua trajetória de 15 anos de sucesso. Inaugurada oficialmente em 29 de junho de 1996, a primeira escola do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) fora de Pelotas comemorou seu aniversário com uma intensa programação envolvendo estudantes, servidores e empresas parceiras. As atividades foram organizadas pelos alunos do curso técnico em Gestão Cultural juntamente com a direção-geral.

Metade desta história foi acompanhada de perto pelo reitor Antônio Carlos Barum Brod. No comando do IFSul por duas gestões consecutivas, o dirigente acompanhou o crescimento e a consolidação do campus como referência em educação profissional e tecnológica na Região Metropolitana, principalmente na área do plástico.

“É muito gratificante ver o avanço de uma escola que hoje é reconhecida pela qualidade de seus cursos e pelo excelente nível técnico dos profissionais que forma”, ressaltou Brod, que esteve presente na abertura oficial das festividades, no dia 28 de junho, ao lado de demais dirigentes do IFSul; do prefeito de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin; do diretor executivo da Braskem, João Ruy Dornelles Freire; e do titular da 27ª Coordenadoria de Educação, Edson Portilho, que representou o governador do Estado, Tarso Genro, na cerimônia.

“Muito já foi feito, mas estamos atentos para que a escola continue no caminho certo. Vamos continuar apostando nas pessoas, capacitando cada vez mais nossos servidores, promovendo o bem-estar e investindo na formação de qualidade de nossos alunos”, afirmou o reitor.

O diretor-geral Carlos Alberto Schuch Bork, atribuiu o sucesso à dedicação de profissionais que sonharam em fazer do campus Sapucaia do Sul uma grande escola.

“Graças ao trabalho e a motivação destas pessoas, temos hoje uma escola que serve de exemplo para todo o País e justifica o seu lema: Educação para a vida, profissionais para o mundo”, lembrou emocionado.

Sintonia com o mercado

Atualmente, o campus conta com quase 1,2 mil alunos matriculados em diferentes cursos técnicos e superiores. Está situado no centro industrial da Grande Porto Alegre, distante 25 quilômetros ao norte da capital, sendo considerado de localização estratégica para investimentos em diversos setores produtivos da Região Metropolitana.

Foto Aérea Sapucaia do SulTodos os cursos ofertados são constantemente avaliados quanto às suas demandas, devido à dinâmica de empregabilidade e às oportunidades do mundo do trabalho. Essas avaliações orientaram alterações curriculares ao longo da última década.

Os cursos superiores de graduação tecnológica estão preparados para atender às demandas do setor plástico. Contudo, a formação acadêmica permite que o aluno formado consiga uma inserção profissional bem sucedida também nas áreas têxtil, química, metal-mecânica, de controle de qualidade, processamento, produção, fabricação, manutenção, entre outras.

Com a nova orientação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, de retornar à integralização dos cursos técnicos, e com os investimentos maciços em educação profissional, a instituição implantou dois novos cursos técnicos de nível médio: Gestão Cultural e Informática. O primeiro, pioneiro no país, foi criado com o objetivo de contribuir para a profissionalização do setor cultural. O segundo foi implantado para corresponder às crescentes demandas advindas da modernização do mundo do trabalho e à grande necessidade das empresas de se apropriarem de novas tecnologias.

Além disso, o campus Sapucaia do Sul é a segunda instituição pública federal a oferecer o curso técnico em Informática na região, sendo que esta área é uma das que mais demanda profissionais para atuarem em todo o País.

Foto aérea/créditos: Laureano Bittencourt

Última atualização (Qua, 19 de Outubro de 2011 11:26)