IFSul e UFPel ampliarão Projeto Arte na Escola para a região da Campanha

ImagemO campus Bagé do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) assinaram um convênio para ampliar o Projeto Arte na Escola à região da Campanha. A parceria foi oficializada na terça-feira (11) pelos reitores do IFSul e da UFPel, Antônio Carlos Barum Brod e Antônio César Borges, respectivamente. A abertura oficial em Bagé está marcada para o dia 19 de outubro, com um seminário que contará com a presença da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marly Meira.

O Projeto Arte na Escola foi criado em 1989 pela Fundação Iochpe. Possui mais de 50 polos em todo o Brasil e tem como missão incentivar o ensino da Arte por meio de formação contínua do professor do ensino básico, investigando e qualificando processos de aprendizagem. A rede Arte na Escola reúne universidades, instituições culturais e educacionais, que qualificam professores dos níveis infantil, fundamental e médio, e os estimulam a formar jovens mais perceptivos, criativos e críticos de sua realidade.

ImagemNa oportunidade, a coordenadora do projeto na UFPel, Úrsula Rosa da Silva, passou ao diretor-geral do campus Bagé, Idílio Victória, o material necessário para dar início ao Arte na Escola. "O polo em Bagé terá a responsabilidade de desenvolver ações de extensão junto aos professores das redes municipal e estadual de ensino, além de disponibilizar o acervo de DVDs para consulta dos docentes e estudantes da área", afirmou o dirigente.

O polo UFPel, criado em 1995 a partir de um convênio feito com o Instituto Arte na Escola, tem como compromisso divulgar o acervo de mais de 300 DVDs sobre Arte junto aos professores da rede de ensino básico de Pelotas, comunidade acadêmica e Região Sul do Estado. Além da divulgação do acervo, mantém ações de formação continuada com a pretensão de refletir sobre novas práticas metodológicas de ensino da Arte na escola. Em Pelotas, o projeto beneficia, com acesso ao material e atividades, 300 alunos da licenciatura e 80 do bacharelado, além de professores de 65 escolas municipais e 80 estaduais.

Última atualização (Qua, 19 de Outubro de 2011 11:14)