Alunos produzem materiais didáticos para superar dificuldades em Química
O que era um problema de aprendizagem acabou se transformando em uma grande oportunidade para os alunos do campus Venâncio Aires do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Eles foram incentivados a superar alguns obstáculos que estavam tendo na disciplina de Química utilizando ferramentas produzidas por eles mesmos e ensinando outros estudantes que estavam em situação parecida.
A ideia foi da professora de Química Giulia D'Avila Vieira. Ela percebeu que alguns alunos estavam tendo dificuldades em aprender certos conteúdos básicos da disciplina. “A partir disso, lancei a proposta de confecção de materiais e jogos didáticos que fizessem com que eles retomassem conteúdos já estudados no momento da elaboração”, explica.
Durante a produção desses materiais, os alunos puderam revisar conceitos e testar a sua validade na prática. Foi um momento ideal para esclarecer as dúvidas; à medida que produziram também aprenderam.
No entanto, o trabalho dos estudantes não ficou restrito à própria sala de aula. Eles tiveram outro desafio: partilhar a experiência com alunos da 8ª série e 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Crescer, que também não estavam entendendo direito a disciplina. A escola foi escolhida por estar situada em um bairro pobre do município e possuir um baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Dessa forma, todo o material produzido acabou servindo de ferramenta para as oficinas organizadas pelos próprios alunos do campus.
“Vejo a troca de experiências como algo valioso no processo de ensinar e aprender, pois ao mesmo tempo em que eles puderam retomar e aprender alguns conteúdos, também houve a troca de experiências a partir do que foi estudado com outros alunos”, avalia Giulia.
Diogo Ehlert Silveira, estudante do curso técnico Integrado em Informática, participou do projeto e só tem elogios:
"Dessa forma, estamos estudando de uma maneira descontraída. O mais legal é que quando apresentamos esses materiais para outra escola e lá encontramos outros alunos, trocamos ideias e ainda levamos uma proposta diferente de ensino”, diz.
Participaram desse projeto estudantes do 1° ano dos cursos integrados em Informática e Refrigeração e Climatização. A visita à Escola Crescer ocorreu no dia 10 de outubro.
Última atualização (Qua, 19 de Outubro de 2011 15:59)