Alunos produzem materiais didáticos para superar dificuldades em Química

ImagemO que era um problema de aprendizagem acabou se transformando em uma grande oportunidade para os alunos do campus Venâncio Aires do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Eles foram incentivados a superar alguns obstáculos que estavam tendo na disciplina de Química utilizando ferramentas produzidas por eles mesmos e ensinando outros estudantes que estavam em situação parecida.

A ideia foi da professora de Química Giulia D'Avila Vieira. Ela percebeu que alguns alunos estavam tendo dificuldades em aprender certos conteúdos básicos da disciplina. “A partir disso, lancei a proposta de confecção de materiais e jogos didáticos que fizessem com que eles retomassem conteúdos já estudados no momento da elaboração”, explica.

Durante a produção desses materiais, os alunos puderam revisar conceitos e testar a sua validade na prática. Foi um momento ideal para esclarecer as dúvidas; à medida que produziram também aprenderam.

No entanto, o trabalho dos estudantes não ficou restrito à própria sala de aula.  Eles tiveram outro desafio: partilhar a experiência com alunos da 8ª série e 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Crescer, que também não estavam entendendo direito a disciplina. A escola foi escolhida por estar situada em um bairro pobre do município e possuir um baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Dessa forma, todo o material produzido acabou servindo de ferramenta para as oficinas organizadas pelos próprios alunos do campus.

“Vejo a troca de experiências como algo valioso no processo de ensinar e aprender, pois ao mesmo tempo em que eles puderam retomar e aprender alguns conteúdos, também houve a troca de experiências a partir do que foi estudado com outros alunos”, avalia Giulia.

Diogo Ehlert Silveira, estudante do curso técnico Integrado em Informática, participou do projeto e só tem elogios:

"Dessa forma, estamos estudando de uma maneira descontraída. O mais legal é que quando apresentamos esses materiais para outra escola e lá encontramos outros alunos, trocamos ideias e ainda levamos uma proposta diferente de ensino”, diz.

Participaram desse projeto estudantes do 1° ano dos cursos integrados em Informática e Refrigeração e Climatização. A visita à Escola Crescer ocorreu no dia 10 de outubro.

Última atualização (Qua, 19 de Outubro de 2011 15:59)