Seminário Brasil-França: IFRN apresenta parceria de sucesso entre escola e empresa

ImagemNesta quarta-feira (19), uma parceria bem sucedida entre escola e empresa ganhou espaço na programação do Seminário de Educação Profissional e Tecnológica Brasil-França, promovido pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Trata-se do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH), fruto de um convênio firmado entre o Instituto Federal Rio Grande do Norte (IFRN), sua fundação de apoio, a Funcern, e a Petrobras, que beneficia 902 alunos de cursos técnicos e conta com um investimento de mais de R$8 milhões em bolsas de estudo.

Conforme o coordenador-geral do convênio PFRH-Petrobras, professor Augusto Fialho, o objetivo do programa é fomentar a formação de alunos dos cursos técnicos, estimular o seu desempenho, incentivar a pesquisa, reduzir a evasão escolar e despertar o interesse da mão-de-obra técnica para o setor de petróleo, gás, energia e biocombustíveis.

“Existe um mecanismo bem rígido de acompanhamento dos bolsistas que envolve relatórios periódicos, índice de frequência e desempenho, entre outros critérios. O valor da bolsa mensal é R$350,00, um dos mais altos praticados atualmente para alunos de nível técnico”, destacou Fialho.

Durante sua palestra, o coordenador-geral anunciou que o IFRN, a Funcern e a Petrobras assinarão um novo convênio para o PFRH, com duração de 48 meses, contemplando mais um campus (atualmente são cinco campi) e alunos de outros três cursos técnicos.

Energias renováveis

Do IFRN vem também outro bom exemplo de que o incentivo à pesquisa é o caminho para a formação de profissionais capazes de produzir soluções tecnológicas de baixo custo e ecologicamente corretas. Seguindo a programação de quarta-feira (19), dedicada exclusivamente ao tema Energias Renováveis, foi apresentado ao público o trabalho desenvolvido por alunos da instituição de ensino potiguar que analisa o potencial das energias solar e eólica a partir de dados coletados por um estação meteorológica sem fio, ligada a um software de aquisição.

ImagemO software integra a lista de projetos contemplados pelo convênio de cooperação técnica Brasil-França. Segundo o professor de Sistemas de Informação do IFRN, Givanaldo Rocha, os estudantes passarão por um treinamento para, posteriormente, analisarem as medidas e os dados coletados pelo programa. O objetivo é verificar o potencial de geração desses dois tipos de energias renováveis e o quanto é possível economizar em comparação com a energia elétrica.

Foto 01 - Augusto Fialho, Coordenador-geral do convênio PFRH-Petrobras

Foto 02 - Givanaldo Rocha, professor de Sistemas de Informação do IFRN

Última atualização (Qui, 20 de Outubro de 2011 18:45)