Terceiro dia do Seminário Brasil-França destaca projetos direcionados a demandas sociais

ImagemNo terceiro dia do Seminário Brasil França, o foco dos trabalhos está voltado para a pesquisa aplicada e para as tecnologias assistivas na área de Eletrônica. Na primeira atividade da manhã, Bernard Perrot e Jean François Bequin, apresentaram  projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Liceu Eugène Livet.

Um dos trabalhos, intitulado “O Laboratório de Ergocycle”, foi desenvolvido para atender uma demanda da área médica. Trata-se de uma bicicleta ergométrica destinada a testes de esforço para crianças entre quatro e dez anos de idade. De acordo com Perrot, não há equipamentos  desse tipo disponíveis no mercado apropriados para o público infantil. A bicicleta será testada no mês que vem, em um instituto médico francês.

Na sequência, professores do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) apresentaram projetos de tecnologias assistivas: o Painel Braille, o Cinto para Mobilidade e o Reconhecimento de Padrões para Libras.

O Seminário Brasil-França faz parte do convênio de intercâmbio internacional que os institutos federais Rio Grande do Norte (IFRN), Minas Gerais (IFMG)  e o Sul-rio-grandense (IFSul) têm com três liceus franceses: Dhuoda, Washington Touchard e o Eugène Livet.

No evento está sendo apresentado o andamento de projetos que vêm sendo desenvolvidos em parceria entre os dois países graças a esse acordo de cooperação técnica.

Foto: Jean François Bequin apresentando o "Laboratório de Ergocycle"

Última atualização (Qui, 20 de Outubro de 2011 16:49)