Kit robótico didático pode aumentar a lista de projetos desenvolvidos por brasileiros e franceses

ImagemNesta quinta-feira (20), quem compareceu ao Seminário de Educação Profissional e Tecnológica Brasil-França conheceu mais um experimento que pode integrar a lista de projetos contemplados pelo convênio de cooperação técnica entre os dois países. Desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e outros quatro institutos federais brasileiros, o Kit Robótico Didático foi apresentado durante o evento e chamou a atenção justamente por sua proposta: promover, com o auxílio da robótica, a pesquisa nas escolas técnicas ligadas à rede federal.

Batizado de Robocet, o projeto pretende utilizar a robótica como instrumento de capacitação dos institutos federais em ciência, educação e tecnologia. Professor do Instituto de Informática da UFRGS e coordenador do experimento, Dante Augusto Couto Barone ressaltou que um dos objetivos é colaborar com a política da educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, através do desenvolvimento de tecnologias e metodologias educacionais.

“A ideia é desenvolver ferramentas educacionais, como hardware, software, manuais e tutoriais, que sejam atraentes para os estudantes dos institutos federais. Com isso, pretendemos aumentar o interesse deles pelas carreiras ligadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática”, explicou Barone.

Grupos de trabalho já estão desenvolvendo suas atividades de forma integrada. No IFSul, por exemplo, os campi Sapucaia do Sul e Charqueadas ficaram responsáveis pelo desenvolvimento do chassis, de sistemas de movimentação e de conexão para sensores e outros tipos de dispositivo para o hardware.

Eletrônica

A quinta-feira (20) foi dedicada ao tema Eletrônica. Dez projetos relacionados à área foram apresentados durante todo o dia. Na parte da tarde, professores e alunos participantes do evento acompanharam o andamento de outros cinco trabalhos já contemplados pelo convênio de cooperação técnica entre Brasil e França. Entre eles, o Carro Elétrico Adaptado, do IFSul; o Irrigâmetro, do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG); e Robô Industrial e a Eletrônica Embarcada, do liceu francês Touchard-Washington.

Foto: Dante Augusto Couto Barone, professor do Instituto de Informática da UFRGS e coordenador do projeto Robocet

Última atualização (Sex, 21 de Outubro de 2011 13:40)