Convênio Brasil-França: novas ações estão previstas

ImagemDurante o período de realização do 1° Seminário de Educação Profissional e Tecnológica Brasil-França, realizado na semana passada pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), o grupo que faz parte da coordenação técnica do programa de intercâmbio entre os dois países realizou reuniões de trabalho para avaliar o estágio atual do convênio e definir as próximas ações.

Na avaliação dos pesquisadores, o balanço dos trabalhos desenvolvidos, até agora, foi considerado positivo. Para eles, a quantidade de projetos, as áreas tecnológicas e o nível técnico revelam que os resultados a serem alcançados até o prazo de conclusão desta etapa (em dezembro de 2012) serão significativos para a educação profissional e tecnológica da área de eletrônica.

Conforme o professor do IFSul e coordenador nacional do intercâmbio Brasil-França dessa área, Edgar Mattarredona, o grau de cumprimento das tarefas programadas está obedecendo fielmente o que foi previsto no plano de trabalho. Ele explica que as próximas ações também estão sintonizadas entre as instituições envolvidas.

Na próxima mobilidade, irão para a França alunos e professores vinculados aos projetos contemplados no convênio. Para isso, as assessorias de Assuntos Internacionais dos três institutos estão trabalhando para viabilizarem os recursos complementares e a estrutura de logística necessária.

A viagem está programada para a primeira quinzena de dezembro deste ano. Na França, estão previstas atividades de capacitação docente, prospecção técnica aos alunos e o trabalho coletivo de professores e alunos dos dois países.

Cada instituto federal, que faz parte do convênio, terá um destino diferente. O grupo do Instituto Federal Rio Grande do Norte (IFRN) irá para Nîmes (Liceu Dhuoda); o do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG), para Nantes (Eugène Livet) e os alunos dos campi Pelotas e Charqueadas do IFSul irão para Le Mans (Liceu Touchard – Washington).

O encerramento será no Centre International d´Études Pédagogiques (CIEP), em Paris, com a reunião dos brasileiros. Além de apresentar o resultado da missão, eles farão uma avaliação de todo o trabalho realizado até aquele momento.

Para 2012, no primeiro semestre, está programada uma nova vinda de franceses ao Brasil. Eles participarão do seminário a ser promovido pelo IFRN, nos mesmos moldes do que foi organizado pelo IFSul.

De acordo com Mattarredona, outro resultado importante obtido durante esse período foi o avanço de temas transversais, como a educação a distância.  “Ao proporcionar a aproximação das equipes específicas de trabalho, as ferramentas de EaD objetivamente poderão oferecer uma estrutura complementar às ações previstas pelo programa”, observa.

Convênio

O acordo entre Brasil e França garante cooperação técnica nas áreas de saúde, indústria automotiva, aeronáutica e eletrônica, gastronomia e hotelaria. A ação, articulada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e pelo Ministério da Educação da França, atende à chamada pública de Cooperação Bilateral Brasil-França e está estruturada de acordo com o protocolo estabelecido em 2008, entre os dois governos, no âmbito do ensino profissional.

O projeto, cujas atividades se encerram em 2012, está permitindo a mobilidade de alunos e professores brasileiros e franceses, a promoção de seminários, cursos de formação inicial e continuada, visitas técnicas e parcerias institucionais e empresarias.

Última atualização (Seg, 24 de Outubro de 2011 14:15)