Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home separador A Comissão

Comissão Própria de Avaliação

Servidores e alunos terão até o dia 4 de dezembro para participar

17/11/2015

Teve início, na segunda-feira (9), o período para realização da Avaliação Institucional do IFSul.  A consulta é destinada a toda comunidade interna dos campus, independentemente do nível de ensino. A manifestação é um importante elemento para a construção do Planejamento Anual, que orientará as ações institucionais do próximo ano.  Nesse processo, que vai até o dia 4 de dezembro, servidores e alunos responderão a questionários específicos, elaborados pela Comissão Central da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Para participar, os estudantes devem clicar aqui.  Os servidores devem acessar este link.

O instrumento de avaliação, estruturado em meio eletrônico com o suporte da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), tem como base as orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC), e está estruturado nos seguintes eixos:

Planejamento e Avaliação Institucional: indica elementos do processo avaliativo (interno e externo) em relação ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ao Plano de Ações;

Desenvolvimento Institucional: analisa a coerência existente entre o PDI e as ações institucionais nas diferentes vertentes de sua atuação acadêmica – ensino, pesquisa, extensão e gestão;

Políticas Acadêmicas: examina elementos constitutivos das práticas de ensino, pesquisa e extensão, considerando como meta o aprendizado. Enfatiza-se também a relação entre as políticas acadêmicas, a comunicação com a sociedade e o atendimento ao discente;

Política de Gestão: avalia o desenvolvimento das políticas de pessoal e da organização e gestão da instituição;

Infraestrutura: investiga as condições estruturais que a instituição apresenta para o desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

 

 

 

AImagem Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão responsável pela avaliação interna do Ensino Superior, um dos processos previstos pelo novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela lei 10.861/04 nos diferentes campi do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). É composta por representantes eleitos dos vários segmentos das comunidades dos campi - docentes, discentes e administrativos -, que são responsáveis pela implementação da avaliação interna em cada campus e na instituição como um todo.

A avaliação interna tem como objetivos gerais contribuir para o aprimoramento e aperfeiçoamento da qualidade institucional e impulsionar mudanças no processo acadêmico de produção e disseminação do conhecimento, bem como promover a cultura de autoavaliação. Visa identificar as potencialidades e as deficiências dos cursos superiores e propor melhorias para solucionar os problemas detectados.

Entre os objetivos imediatos da avaliação implementada pela CPA está o de fornecer subsídios, segundo critérios preestabelecidos, para a autorização e reconhecimento de cursos e para o credenciamento e recredenciamento de instituições.

O Projeto de Avaliação Interna proposto pela CPA do IFSul contempla as especificidades institucionais, desde as etapas de coleta e sistematização de informações até as de análises e propostas de políticas para suprir os pontos fracos que sejam identificados. Considera-se que, enquanto instituição pública, o instituto federal deve ser exemplar e buscar a excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como na gestão dos recursos públicos investidos.

A relevância da avaliação interna fica estabelecida como qualificadora dos processos de Ensino Superior e da importância destes para o projeto da nação. Este é o grande desafio da CPA ao conduzir a avaliação interna do Ensino Superior nos diferentes campi do IFSul.

Integração com Redes sociais não disponível em seu navegador.