Campus Pelotas-Visconde da Graça: evento incentiva o ensino das ciências nas escolas

Imagem"Além do aspecto formal da educação, o IFSul incentiva a troca de experiências, que é refletida na sala de aula e na qualificação do aluno". A afirmação é do reitor  do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Antônio Carlos Barum Brod, durante a abertura das atividades do 7° Simpósio Sul-rio-grandense de Professores de Ciências e Matemática e a VI Feira Regional Sul-rio-grandense de Ciências. Os eventos foram realizados no campus Pelotas-Visconde da Graça, entre os dias 19 e 22 de outubro.

As programações foram direcionadas a professores do ensino básico e a docentes e alunos vinculados  a cursos de licenciaturas e de pós-graduação, cuja área de pesquisa ou atuação esteja vinculada à educação, com o objetivo de ampliar a qualidade do ensino de ciências e matemática. Foram realizadas diversas palestras e apresentações, com destaque para os trabalhos premiados no projeto Professores do Brasil.

A escola realizou ainda o Colóquio de Professores da Rede Regional de Ciências,  dirigido a docentes da rede pública de ensino, que integram cursos promovidos pelo Núcleo de Estudo em Ciências e Matemática (Necim) do campus Pelotas-Visconde da Graça, e também alunos das licenciaturas da área de ciências da natureza e matemática. A iniciativa teve como objetivo contribuir para o processo de formação continuada de professores.

O diretor-geral do campus Pelotas-Visconde da Graça, Ricardo Sainz, falou sobre o grande potencial de ciências no País, mas que, segundo ele, não é aproveitado da forma correta. "Temos que transformar o brilho da ciência e rediscuti-la, para repensar o ensino das ciências na educação básica", destacou.

O 7° Simpósio Sul-rio-grandense de Professores de Ciências e Matemática encerrou-se sexta-feira (21). Já a VI Feira Regional Sul-rio-grandense de Ciências (Fecimes) terminou no sábado (22) e foi realizada em duas etapas.

Última atualização (Qui, 27 de Outubro de 2011 14:25)