Dirai: Campus Camaquã recebe materiais que favorecem à acessibilidade

ImagemCom o objetivo de implementar a acessibilidade dos campi do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) a alunos, servidores e comunidade externa, a Diretoria de Ações Inclusivas (Dirai) entregou à direção do campus Camaquã, no dia 19 de outubro, materiais e equipamentos que possibilitarão um melhor atendimento às pessoas com necessidades específicas.

Nesta oportunidade, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus Camaquã recebeu livros e teclados adaptados para baixa visão e em Braille, além de diversos softwares, entre eles o Dux Bury, o qual possibilita, através de outros aplicativos, a produção de material em Braille de simbologias complexas de matemática, física, química e produção de gráficos; o Zoom Text, que através da ampliação de tela, permite aos usuários com baixa visão realizar trabalhos e pesquisas em computador; um leitor de telas com síntese de voz em português para usuários deficientes visuais.

O Projeto Incluir 2010 foi o responsável pelo envio dos materiais que, além da acessibilidade metodológica e instrumental, permite aos campi oferecer cursos para que seus servidores eliminem barreiras  de comunicação com a comunidade cega e surda que venham a procurar a instituição, tanto para fazer parte dela, enquanto aluno ou servidor, ou apenas como visitante.

Para a titular da Dirai, Gisela Loureiro Duarte, este é um caminho longo a ser percorrido, em que as ações aparecem lentamente, mas com o comprometimento de quem entende a necessidade de inclusão dessas pessoas. "Estamos tornando a cada dia nossos campi mais acessíveis e inclusivos em seus processos", afirma.